Impostômetro
Planilha
JARS
Parceiros Voluntários

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Litoralmania
Espaço do Associado

Turismo - Pontos Turísticos

Aeroclube

Aeroclube de Planadores Albatroz

O Aeroclube de Planadores Albatroz, fundado em 28 de julho de 1950, é uma das mais tradicionais instituições dedicadas à prática e ao ensino do Vôo de Planador. Localizado na cidade de Osório, reúne as melhores condições geográficas para o vôo à vela, combinando a beleza do litoral, a exuberante serra do mar e um sem número de lagoas que fazem do vôo de planador um espetáculo de beleza e tranquilidade inesquecível. Localiza-se na Rua Marcílio Dias, 2085 - Bairro Albatroz.          
http://www.albatroz.com.br/

Arquivo Histórico

Arquivo Histórico Municipal Antônio Stenzel Filho

Em 1986 cria-se o Arquivo Histórico Municipal no segundo piso do prédio da Biblioteca Municipal, ao lado do Museu Antropológico. Um ambiente que resguarda a documentação e registro de fatos importantes da história do Município de Osório. Oportuniza a pesquisa de aspectos históricos, geográficos, folclóricos e arquivos de família, documentos, revistas e jornais (Hemeroteca), fotos (Fototeca) e mapas (Mapoteca).  Rua Marechal Floriano Peixoto, 980 Centro -  CEP: 95520-000  Fone: 3663 – 3833.
Horário de Funcionamento: Segunda, terça e quarta-feira: 13h30minh – 17h  Quinta e sexta-feira: 8h – 11h30min.

Biblioteca

Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos

A Biblioteca Pública Municipal funciona desde 1985 no prédio antigo da Prefeitura, que foi construído em meados do século XIX. Ela conta com um grande acervo literário e um bom espaço para estudos, pesquisas e lazer. Apresenta a Sala Verde cujo acervo é voltado ao meio ambiente e a Sala de Leitura Infantil, voltada ao público mirim.   Rua Marechal Floriano Peixoto, 980 Centro CEP: 95520-000 Fone: 3663 – 8207.

Casa das Antenas

Casas das Antenas

As paredes externas de cinco casas, que abrigam antenas no Morro da Borússia, receberam pinturas em estilo grafite. Essas pinturas expressam, artisticamente, as etnias do município que o colonizaram, como os maçambiques e aspectos atuais do cotidiano, tais como os visitantes e praticantes do voo livre. É a arte retratando o passado, a história da cidade e, ao mesmo tempo, contemplando o presente, o mundo contemporâneo.  

Cascatas

Cascatas Naturais
Osório, município abençoado com duas cascatas naturais: a Cascata da Borússia e a Cascata de Aguapés, localizadas nos respectivos distritos. Local de exuberante área verde com pracinha para as crianças, propícia a banhos ao ar livre, piqueniques e desfrutar do chimarrão. É um cenário maravilhoso para descanso e contato com a natureza.

Catedral

Catedral Nossa Senhora da Conceição

É a segunda igreja do município, erguida no local onde foi construída a primeira, situada junto a Praça General Osório. Em 1773, a antiga Conceição do Arroio, hoje Osório, passa a contar com um vigário cuja atribuição é dar assistência espiritual, administrar sacramentos e construir a primeira igreja. Somente em 1873 é concluída a paróquia. Com o passar dos anos, tornou-se pequena para abrigar tantos fiéis, havendo necessidade de construir uma nova, a atual. Rua Major João Marques, 430 Centro CEP: 95520-000   Fone: 3663 1997

Matriz Caravagio

Igreja Matriz Nossa Senhora do Caravaggio

Em 1987, foi construído o Salão Paroquial para atender a comunidade do bairro Caravaggio. Sete anos depois, 1994, é criada a Igreja Nossa Senhora do Caravaggio, em homenagem à santa do mesmo nome. Em 2001, torna-se Igreja Matriz. Avenida Brasil, 1525 Bairro Caravágio CEP: 95520-000  Fone: 3601 1360.

Lagoas

Lagoas

A rede de lagoas interligadas vai até a praia de Torres, correndo paralelo ao Oceano Atlântico. É considerada um dos maiores complexos lagunares do Brasil com 23 lagoas. Possibilita a navegação e a prática de esportes aquáticos e náuticos. Suas águas e os ventos garantem entretenimento. A Lagoa da Pinguela é destaque pela infraestrutura que oferece aos visitantes; e a Lagoa dos Barros por ser a maior da região. Além dessas, há também as Lagoas do Marcelino, do Peixoto, do Caconde e do Horácio, tão importantes ao município.

Largo dos Estudantes

Largo dos Estudantes Sônia Chemale

Ao lado da Biblioteca Municipal está situado o Largo dos Estudantes, que foi inaugurado em 1996. Possui uma bela área de lazer com um palco para a realização de espetáculos, espaço para as crianças brincarem e adolescentes e adultos passearem.

Mata Atlântica

Mata Atlântica

O relevo de Osório é peculiar. Sua formação geológica é composta por planície e planalto. Ao longo da área do município exibe-se a Serra do Mar, denominada também de Serra Geral. A cobertura vegetal da Serra Geral é a Mata Atlântica, último refúgio para várias espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção. Área de Proteção Ambiental Municipal de Osório, com, aproximadamente, 6.900 hectares, situada no Morro da Borússia - altitude de 50 a 398 metros ao nível do mar -. Por ser uma Unidade de Conservação de uso sustentável, nela são permitidas a ocupação humana e a utilização dos recursos naturais. Sua área é constituída de terras públicas e privada. Respeitados os limites constitucionais, são estabelecidas normas e restrições para as atividades econômicas desenvolvidas no interior da Área de Proteção Ambiental (APA). A utilização e/ou alteração dos recursos naturais devem ser feitas de forma controlada, visando à proteção do ecossistema ali existente.

Mirante

Mirante do Morro da Borússia

Acesso asfaltado pela estrada Romildo Bolzan.Na estrutura é possível apreciar a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico.A lindíssima vista também compensa a subida através de uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.

Monumento

Monumento do Sesquicentenário.

O Monumento foi inaugurado em 15 de dezembro de 2007 em comemoração aos 150 anos do município e representa em sua arte, a evolução das antigas carretas de boi até as modernas instalações do Parque Eólico. O Município de Osório (antiga Conceição do Arroio) emancipou-se de Santo Antônio da Patrulha em 16 de dezembro de 1857. Está localizado na RS 030, entrada da Rua Marechal Floriano Peixoto.

Morro da Borussia

Morro da Borússia

Serra com a beleza da Mata Atlântica. Sua via de trânsito é asfaltada e iluminada até a rampa de voo livre.  A prática desse esporte radical é excelente devido a sua altitude de, aproximadamente, 400 metros e os bons ventos de Osório. No topo do morro a paisagem é belíssima, com vista panorâmica de tirar o fôlego, podendo-se apreciar a serra, as lagoas, o mar, a sede da cidade, as praias vizinhas e o Parque Eólico. Há também uma trilha ecológica que vai da base até o topo do morro.

Muro das 7 Maravílhas

Muro “As Sete Maravilhas de Osório"

A pintura do muro retrata as maravilhas de Osório, expressando as belezas do município e resgatando a sua história guardada na memória, nas fotografias, nos livros e nos jornais.  Foi uma homenagem das Escolas Municipais aos 150 anos da cidade, realizando uma reeleitura de monumentos antigos, pontos e prédios históricos, espaços de lazer esquecidos, que renascem no retrato do muro através da arte. O Muro está localizado na Rua Santos Dumont em frente a praça do Bairro Albatroz, no muro da garagem de máquinas da Prefeitura

Museu

Museu Antropológico de Osório Leonel Montovani

O museu osoriense foi inaugurado em 1982, e hoje, está locado no segundo piso do prédio da Biblioteca Municipal. É a sede do Pólo Cultural do Litoral Norte do RS. Dispõe de um acervo com cerca de 200 objetos, resgatando a cultura dos antepassados da região, a açoriana e a afro-brasileira (Moçambique); bem como, sua evolução e o conhecimento da história de outras regiões, através de amostras, exposições permanentes e itinerantes. Rua Marechal Floriano Peixoto, 980 Centro CEP: 95520-000 

Fone: 3663 3833

Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira -  8h – 11h30minh e 13h30minh – 17h

Via Férrea

Museu da Via Férrea

O Museu foi inaugurado em 19 de maio de 2008 e é uma cópia fiel da estação que existia no mesmo local. Apresenta um pouco da história do transporte ferroviário na região, com réplicas de locomotivas, fotos históricas, maquetes e objetos ligados ao transporte ferroviário. Também mostra a história da navegação lacustre com fotos do antigo porto. Avenida Getúlio Vargas , 630 Centro CEP: 95520-000 Fone: 3663 1157

Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira – 8h30min – 11h30min e 13h30min – 16h30min. Sábado 8h30min às 11h30min

Parque Eólico

Parque Eólico de Osório

É o maior Parque fornecedor de energia eólica da América Latina e o segundo maior do mundo em operação, desde 2006, com a mais avançada tecnologia proveniente do aerogerador modelo E70 E4/2MW que é mais eficiente na captação dos ventos. O parque é composto de 75 torres com 98 metros de altura, atingindo com as pás dos aerogeradores 135 metros de altura. Está subdividido em três parques: Osório, Sangradouro e Índios com capacidade de produzir 150 MW de energia, potência suficiente para abastecer anualmente o consumo residencial de cerca de 650 mil pessoas (50% da população de Porto Alegre). Fonte inesgotável de energia limpa produzida pelos ventos. O Parque mantém intacta toda a fauna e flora dos campos onde se situa, preservando as atividades produtivas da região. É possível ver o gado pastando ao lado das torres gigantes, cercadas por aves. É referência internacional em energia renovável e preservação ambiental.

Visitas com agendamento:
Telefone: (51) 2118.5800
Formulário no site www.ventosdosulenergia.com.br

Parque de Rodeios

Parque Municipal de Rodeios Jorge Dariva

O Parque de Rodeio ocupa uma área de 20 hectares arborizado com mata nativa. Foi fundado em 1975, no antigo Jóquei Clube do município. É um espaço destinado à realização de grandes eventos culturais ligados às tradições gaúchas; entre elas, o Rodeio Crioulo Internacional com provas campeiras e apresentações artísticas. Possui uma boa infraestrutura para atender os visitantes e o campista; um anfiteatro, parcialmente coberto; sanitários e churrasqueiras.

Praça das Carretas

Praça das Carretas

Praça de excelente infraestrutura para o lazer e recreação. Possui um amplo calçadão; pracinha para as crianças; quadras de esportes; cancha de bocha; aparelhos de ginástica ao ar livre; bancos para descanso e sanitários. Com área arborizada, agradável para o convívio familiar e poder tomar o chimarrão. Os Carreteiros viajantes provindos das estâncias, no final do século XIX ali paravam para o descanso ou pernoite, o que explica o nome da praça.

Praça Nª Sª da Conceição

Praça Nossa Senhora da Conceição

Praça situada no centro da cidade, em frente à Catedral, possui o monumento em homenagem ao General Osório - filho ilustre na história do município -. Preserva várias espécies vegetais, com calçadão que propicia a sua travessia e oferece descanso à sombra de suas árvores centenárias.

Praias

Praias de Atlântida Sul e Mariápolis

Os dois balneários distam 22 km da sede do município de Osório. São praias de mar aberto com excelente infraestrutura de lazer, gastronomia, hospedagem e comércio. Mariápolis é considerada a praia mais arborizada do litoral norte.

Fonte: Prefeitura de Osório

Fecomercio-RS Federasul FCDL-RS Fiergs   LOGIN ADMINISTRAÇÃO

Centro Empresarial de Osório - CEO
Rua João Sarmento, 249, centro, Osório - RS

Telefone: (51) 3663-3400

2009 - 2013 © Centro Empresarial de Osório.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por DMW DESIGN